Skip to content
  • Home
  • Home
Entrar
AGENDE UMA REUNIÃO
  • Home
  • Home
AGENDE UMA REUNIÃO
Entrar

Colônia de férias: 6 dicas para acertar na escolha

Colônia de férias

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
  • Graziela Balardim
  • 13 de julho de 2018
  • Relacionamento Pais / Escola
  • Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Sumário

Para as crianças, o período das férias de julho é só alegria e descanso dos estudos. Para os pais, que trabalham e não estão de férias, não ter com quem deixar os filhos pode se tornar um problema. A solução mais fácil e mais divertida para os pequenos, geralmente, é uma colônia de férias. Mas é importante ter alguns cuidados para fazer uma boa escolha.

 

Por isso, elaboramos uma lista com dicas para ajudar você! Confira:

 

1. Busque referências

 

Nada melhor para a escolha de uma colônia de férias do que ouvir a opinião de quem já usou o serviço e gostou dele a ponto de indicar. Por isso, busque referências! Fale com os pais dos coleguinhas do seu filho e peça indicações. Uma boa ideia é consultar também os professores, pois eles muitas vezes são pais também, e podem ter alguma recomendação.

 

Uma maneira fácil de contatar todos rapidamente para pedir essas indicações é utilizando o canal de comunicação da escola do seu filho. Se ela ainda não possuir uma ferramenta eficiente, o jeito será fazer essa consulta de forma manual. Mas para que da próxima vez isso não seja necessário, leia este post e veja o que fazer.

 

Além de consultar os professores e os pais dos coleguinhas do seu filho, pesquise também na internet e veja os comentários e avaliações que as pessoas colocam sobre as colônias de férias da sua região. Se a nota média das avaliações for muito baixa, acenda o sinal de alerta.

 

2. Visite o local

 

É importante também visitar pessoalmente a colônia de férias onde você pretende colocar o seu filho. Confira se o local tem boas condições de higiene e segurança, se possui bastante espaço para a criança brincar e quais as opções que oferece para o lazer. Se não ficar satisfeito com o que viu, visite outras colônias de férias. Você pode até levar a criança junto, para ela ver se gosta.

 

3. Indague sobre questões de segurança

 

Quando se trata de criança, todo o cuidado é pouco. É fundamental verificar a segurança que a colônia de férias oferece. Por isso, observe se no local não há objetos perigosos que as crianças possam se cortar ou mesmo engolir. Se houver um parquinho, veja se ele está em bom estado, se a madeira não está apodrecida ou se não há nenhum brinquedo quebrado.

 

Pergunte também se no local há enfermaria ou algum tipo de assistência médica para caso a criança se machuque nas atividades ou passe mal por algum motivo. Não se esqueça também de informar a eles sobre qualquer alergia ou problema de saúde que o seu filho tenha.

 

Se a colônia de férias realizar passeios com as crianças, pergunte se há alguém com conhecimento em primeiros socorros que estará junto para o caso de acidentes, como quedas ou fraturas.

 

 

4. Informe-se sobre os profissionais

 

Um outro quesito que merece atenção é a questão dos profissionais que serão responsáveis pelas crianças durante o período em que elas estiverem na colônia de férias. Nesse ponto, quantidade e qualidade são importantes. O ideal é que haja um adulto para cada grupo de 10 crianças, se elas forem menores de dois anos, ou um por cada grupo de 14, se elas tiverem a partir de três anos.

 

A experiência dos profissionais é outro fator que pode ser pesado na decisão. Pessoas com experiência em educação, recreação, esporte, teatro e áreas afins são mais qualificados para a função de cuidar e entreter as crianças.

 

5. Verifique se a criança gosta das atividades da colônia de férias

 

Boa parte dos pais procura uma colônia de férias para ter com quem deixar os filhos no período de férias escolares. Porém, é importante também pensar na diversão da criança. Afinal, é o momento que ela tem para brincar sem se preocupar com deveres e provas.

 

Procure informar-se sobre a programação oferecida. Veja se as atividades batem com a idade e os gostos do seu filho, se são interessantes para ele. Caso ele não goste, verifique outras alternativas que sejam legais, seguras e de qualidade. E se você não sabe por onde começar, aqui vão algumas opções.

 

6. Exija um documento

 

Todos os serviços que a colônia de férias oferece devem estar documentados, até para você poder cobrar depois, caso algo combinado não seja cumprido. Nesse documento, atente-se para a existência de cláusulas que isentem a empresa prestadora do serviço de responsabilidades sobre a criança. Esse tipo de cláusula é considerada abusiva, pois enquanto as crianças estão na colônia de férias, é dever dos profissionais que trabalham lá vigiá-las e preservar a integridade física delas.

 

Leia mais
– Férias: o momento ideal para a escola se repaginar
– Como convencer a escola do seu filho a adotar aplicativo de comunicação


Gostou das dicas? Compartilhe-as então com os pais dos coleguinhas do seu filho. E se você é professor, envie este post para os pais dos seus alunos!

eBook - A Nova Escola

Foto de Graziela Balardim

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.
VEJA MAIS NOTÍCIAS DO AUTOR

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
CTA_lateral_Agenda Digital Omnichannel

Últimos posts

comunicação com os pais

Comunicação com os pais: o elo que faz a diferença na escola

Dia das Crianças

Dia das Crianças: 7 ideias criativas para encantar alunos e famílias na escola

Dia dos professores

Dia dos Professores: 7 formas de valorizar o corpo docente

ensino fundamental

Tecnologia no Ensino Fundamental: conectando famílias, alunos e escola

Atendimento Multicanal

Atendimento multicanal: atenda onde os pais já estão

segundo semestre

7 perguntas para um segundo semestre escolar eficiente

berçario

Tecnologia para berçário: encante as famílias

diário do professor

Diário do professor: como digitalizar na prática?

boletim digital

Boletim escolar digital: escola no ritmo da inovação

rematriculas

Rematrículas sem dor de cabeça em 5 passos

ecossistema de soluções

Ecossistema de soluções: sua escola conectada em um clique

aviso de feriado

Aviso de feriado: 7 dicas e modelos para usar

Baixe o App
google play
app store
Siga nossas redes
Facebook Instagram Linkedin Twitter Youtube
indiQUE A CLIPESCOLA
conhecer a clipescola
Todos os Direitos Reservados © 2025 ClipEscola - Veja nossa Política de Privacidade