Vivemos em um ritmo acelerado, com mudanças que são tão rápidas quanto impactantes. O progresso afeta a todos, mesmo que não se queira ou busque por isso. Nesse cenário, a chave do sucesso reside na capacidade de adaptação. E para que você não fique à margem dos avanços tecnológicos no campo do ensino, preparamos para você uma lista de livros sobre tecnologia na educação.
1 Tempos digitais: ensinando e aprendendo com tecnologia
(Hélio Lemes Costa Jr., 2012)

De repente, em um tempo que não pareceu maior do que o de um piscar de olhos, tudo mudou. Toda a cultura, que podia ser tocada, que estava impressa e que era palpável, se transformou em algo que as mãos não podiam mais segurar. Algo que não estava em prateleiras, nem trancado atrás de portas. Tudo estava na rede. O virtual se transformou na extensão do mundo real.
O professor então, ao se dar conta de que o seu universo seguro ruiu, encara o desafio de tentar dominar os recursos tecnológicos, que surgem muito rápido, para acompanhar o ritmo da evolução e não ficar para trás.
2 Tecnologia Assistiva: a inclusão na prática
(Eromi Izabel Hummel, 2015)

Se o termo soa estranho, é porque os processos tradicionais de formação dos professores não abordam esse tipo de recurso, e essa é a grande questão levantada pelo livro. A tecnologia assistiva é muito importante para a inclusão de pessoas com deficiência, pois ela proporciona ou amplia as capacidades funcionais delas. A ideia defendida pelo autor é a de um processo de formação que torne os professores aptos ao trabalho com esse tipo de tecnologia.
3 Tecnologia na escola: abordagem pedagógica e abordagem técnica
(Nanci Aparecida de Almeida, Bárbara Alessandra Gonçalves Pinheiro Yamada, Benedito Fulvio Manfredini, Sonia Aparecida Romeu Alcici, 2014)

Essa metamorfose no ensino, provocada pelas tecnologias voltadas à informação e à comunicação, é o tema central desta obra. Ela lança a proposta de uma revisão pedagógica à luz do modelo contemporâneo e de todas as possibilidades tecnológicas que hoje existem, e que podem elevar o aprendizado a patamares antes nunca ambicionados.
4 Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem
(Jonathan Bergmann e Aarom Sams, 2015)

Caso esse cenário ainda pareça nebuloso para você, não se preocupe. A obra fornece orientações para a utilização do método de forma adequada, assim como dos recursos tecnológicos associados a ele. O intuito é que, com o uso do modelo, o aluno obtenha autonomia, motivação e bom desempenho.
5 Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem
(Romero Tori, 2010)

Você pode estar pensando que, pelo fato de o livro ser de 2010, já deve estar ultrapassado. Não se engane. As obras sempre costumam sofrer atualizações a cada nova versão, e com esta não é diferente. A segunda edição dela foi revisada e traz também novas perspectivas e tendências na educação com o uso de tecnologias interativas.
Você gosta de livros sobre tecnologia na educação? Que tal baixar um?
6 Práticas pedagógicas e uso da tecnologia na escola
(Nilbo Ribeiro Nogueira, 2014)

Ainda, demonstrando muita pertinência com o tema abordado, o autor faz um paralelo entre as gerações e a relação delas com a tecnologia. Fica implícita a necessidade de que os professores se tornem aptos ao uso de recursos tecnológicos, e que os incorporem no ensino.
7 O cotidiano da escola: as novas demandas educacionais
(Denise D’Aurea-Tardeli, 2012)

Na atualidade, o modelo engessado de ensino está se dissolvendo. Nada mais apropriado então do que a revisão de práticas arraigadas no aprendizado, que não cumpriram com seus objetivos. Nesse contexto, o autor cita como aliados desse novo olhar a tecnologia, as novas configurações de trabalho na educação e a ideia de se criar uma cultura de paz e de combate à violência.
8 O estudo em ambiente virtual de aprendizagem: um guia prático
(Antonio Siemsen Munhoz, 2013)

Essa forma mais evoluída do modelo de ensino EaD é o foco deste livro, que integra a série “Tecnologias Educacionais”. Nele, o autor se debruça sobre o impacto que as novas tecnologias, como o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e a Comunidade de Aprendizagem Virtual (CAV), têm no ensino a distância. A proposta da série na qual a obra está inserida é fornecer aos estudantes as bases para um novo olhar sobre o processo de ensino e aprendizagem.
9 Linguagem, tecnologia e educação
(Ana Elisa Ribeiro, Ana Maria Nápoles Villela, Jerônimo Coura Sobrinho e Rogério Barbosa da Silva, 2010)

A preocupação com a linguagem nos dias impregnados de costumes digitais é a tônica que permeia esta obra, que reúne pesquisas realizadas por todo o Brasil ligando os temas: educação, tecnologias digitais e linguagem. O livro analisa questões como letramento digital dos professores, novas linguagens, gêneros textuais, hipertextualidade, entre outras. É uma leitura que educadores de áreas voltadas à linguagem certamente não podem perder.
10 Tecnologias que educam
(Fábio C. A. Carvalho, 2009)
Se você é um profissional da educação, e às vezes sente a necessidade de uma bússola para te guiar por entre o emaranhado de informações de transformações tecnológicas que surgem a todo o instante, este livro é para você. “Tecnologias que educam” é um guia para professores e estudantes, para que percorram o caminho do ensino em meio a um cenário de transformações constantes.
A obra aponta desafios e oportunidades para o ambiente educacional; analisa mudanças no agir de professores e alunos; alterações organizacionais e propõe práticas de aprender e ensinar. Se você se identificou com esses tópicos, esse livro é para você!
Leia mais
– Os quatro pilares da educação e o papel da tecnologia
– Escola do século XXI: o desafio de ensinar em meio ao excesso de informação













